Atualizado em setembro/23 – Uma das grandes mudanças no setor hoteleiro deixada pela pandemia e que agora se tornou um diferencial é a flexibilidade nas tarifas – Quem vai viajar, quer estar seguro que não irá perder dinheiro caso precise cancelar a viagem. Em estudo recente do Expedia, mais de um terço dos entrevistados afirmaram selecionar seus hotéis de olho em políticas de cancelamento reembolsáveis.
Um ponto importante nesse contexto é conhecer muito bem o seu negócio para oferecer as melhores formas de tarifa flexível. Outro é ter uma política de cancelamento com regras claras e flexíveis para que você conquiste um hóspede fiel com boa imagem do seu negócio.
A recomendação é aliar a melhor experiência para seu hóspede com sua realidade financeira e operacional na hora de pensar em flexibilidade de cancelamento. “Tenha em mente que quanto mais comodidades e facilidades seu hóspede tiver, ele vai querer voltar ao seu Hotel”, aconselha Mariana Chetto, responsável por Inteligência de Mercado na Téssera Hospitality.
Em situações de cancelamento por motivos à revelia do hóspede – como crises ambientais, restrições de saúde e afins – a melhor saída é sempre negociar para que sejam resolvidas com menor prejuízo, financeiro e de imagem, oferecendo mudança de data, por exemplo. Mas, se não houver acordo mesmo, certifique-se em reter apenas o mínimo valor possível, pois o mais importante é deixar uma boa impressão.